Review publicado no site www.portaldorock.com.br (04/12/2001)

VILIPÊNDIO
15 Abismos

"Esse primeiro trabalho da banda carioca Vilipêndio entitulado 15 abismos, é composto de 15 faixas, as músicas falam sobre revolta, violência, religião e outros assuntos afim, sem absolutamente nenhuma preocupação de serem politicamente corretas, muito pelo contrário, nasletras (todas em português) a banda fala exatamente o que pensa.

Ricardo Caufield (vocal), Márcio Bukowski (guitarra), Marcelo Ramiro (baixo) e Nilson Guimarães (bateria), são os integrantes e o álbum foi gravado durante 99 e 2000, a produção ficou por conta de Carlos Lopes (Dorsal Atlântica), e em alguns momentos o som lembra o disco Antes do Fim do Dorsal, mas é difícil definir bem o estilo musical que fica entre Metal e Hardcore com algumas passagens pelo Punk, o que na minha opinião é muito bom, demonstra criatividade.

O som é bastante pesado e as músicas são quase todas gritadas, sem o encarte é praticamente impossível entender as letras, a faixa Olhos Vermelhos é a única que tem uma parte realmente cantada, as faixas De Olhos Bem Abertos e Olhos Vermelhos se destacam na minha opinião.

O que não me agradou muito foi o timbre escolhido para as guitarras, é um pouco cansativo, mas a gravação é de boa qualidade, assim como o acabamento do CD e o encarte onde estão todas as letras. Pra quem gosta de barulho é um prato cheio."

Luiz Domingues - especial para o Portal do Rock

Voltar